Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
- Mercado Digital
- 7 de set.
- 2 min de leitura
Para combater sistemas de fraudes, onde se utilizam grupos do WhatsApp para esquemas em pirâmide e outras burlas, a Meta adicionou novas funcionalidades para aumentar a segurança dos utilizadores. Saiba como utilizá-las.

Em agosto, a Meta anunciou novidades de funcionalidades de grupo para o WhatsApp com o objetivo de tornar as contas dos utilizadores mais seguras, sobretudo no combate a esquemas e burlas.
As alterações prendem-se com o esforço em combater as contas fraudulentas que se aproveitam da distração das pessoas.
Só no primeiro semestre do ano foram bloqueadas cerca de 6,8 milhões de contas do WhatsApp ligadas a centros criminosos de burlas.
A ansiedade económica que as pessoas vivem atualmente é aproveitada pelos burlões na criação de esquemas de pirâmides, daquelas “ofertas” que parecem “boas de mais, para serem verdade”.
E muitas vezes são mesmo, lesando as vítimas, perdendo-se a confiança depois em serviços que são legítimos.
Mas como funciona o sistema?
Agora o WhatsApp passa a detetar e a mostrar diretamente ao utilizador quando alguém que não está nos seus contactos o adiciona a um grupo. Sabe aquelas chamadas que se recebe de spam, seja para uma oferta de emprego ou serviços de urgência bancários? Quando atende e responde, mesmo que desligue no segundo seguinte está a indicar ao bot que fez a chamada que existe uma pessoa do outro lado da linha e portanto, uma potencial vítima de burlas.
Acontece que muitas vezes é adicionada a grupos sem estar à espera ou alertado por um número que não tem na lista telefónica. É aqui que o sistema atua, enviando um alerta ao utilizador.
O alerta vai incluir informações-chave sobre o grupo e adicionar dicas para se manter seguro. A partir daqui, pode sair do grupo, sem sequer olhar para a janela de chat. Por outro lado, caso reconheça o grupo depois de ver o alerta de segurança, pode optar por ver o chat para mais contexto.
Todas as notificações desse grupo vão permanecer silenciadas até que faça a marcação de que deseja ficar.
Se optar por sair, ainda vai poder denunciar o grupo, se considerar que se trata de algum esquema.
Como aumentar a segurança nos grupos
Todas as definições de privacidade dos grupos estão configuradas para “Todos” por predefinição.
Ou seja, qualquer pessoa pode adicioná-lo automaticamente. Para maior privacidade ajuste para apenas “Os meus contactos”. Vai ter a certeza que conhece a pessoa que o adiciona ao grupo.
1 - Para alterar, entre no WhatsApp e clique nas Definições, no canto inferior direito.
2 - Clique na opção Privacidade.
3 - Deslize o ecrã e em baixo toque em “Verificação de privacidade”.
4 - Escolha a primeira opção “Escolha quem pode entrar em contacto consigo”.
5 - Escolha a opção “Grupos”.
6 - Altere as definições para “Os meus contactos”.
Apesar de não ser possível bloquear um grupo, pode bloquear e denunciar os administradores e os membros de um grupo.
Caso estes possam estar a fazer spam ou a publicar conteúdos pouco próprios. Quando faz a denúncia do grupo, ninguém vai saber e o sistema de moderação vai ver os anteriores conteúdos para garantir que a denúncia é legítima.