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Consumo de notícias nas redes sociais é tendência crescente e transgeracional.

  • Foto do escritor: Mercado Digital
    Mercado Digital
  • 3 de set.
  • 1 min de leitura


redes sociais | Mercado Digital

Consumo de Notícias em Redes Sociais


O consumo de notícias através das redes sociais está a crescer em todas as faixas etárias. No entanto, a credibilidade percebida varia:

  • Jovens (15-34 anos): As redes sociais entraram para o "top 5" de meios mais credíveis. Os motores de busca também estão a ganhar terreno.

  • Todas as idades: A televisão aberta e os jornais continuam a ser as fontes de informação mais credíveis.

  • Contradição: Apesar de as redes sociais estarem a ganhar credibilidade, a faixa dos 15-34 anos é, paradoxalmente, a que menos as utiliza para consumir notícias (31,7%), em comparação com os mais velhos (49,9% entre os 55-64 anos).

O estudo sugere que o aumento da credibilidade das redes sociais entre os jovens pode estar ligado ao consumo de vídeos virais como fonte de informação.


"Fuga a Notícias" e Publicidade


Uma tendência notável é o aumento da "fuga a notícias" ("news avoidance"), que reflete um cansaço generalizado com a negatividade e o contexto de crise permanente.

  • Isto pode ser um risco, pois a substituição do jornalismo profissional por "jornalistas-influencers" e a desinformação podem levar à escassez de confiança.

  • Paralelamente, a publicidade associada a conteúdos noticiosos tem vindo a diminuir, apesar de ser mais eficaz em contextos de alta credibilidade.


Relação com a Publicidade


O estudo também revela que os jovens têm menor tolerância à publicidade:

  • 54% dos jovens entre 15 e 34 anos usam "adblockers" (bloqueadores de anúncios).

  • Apenas 21% da Geração X (1965-1980) utiliza estes bloqueadores.

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