top of page
  • Foto do escritorMercado Digital

Facebook testa reconhecimento facial para utilizadores que perderam as suas passwords.


O Facebook começou a testar esta semana um novo recurso de reconhecimento facial para autenticar os seus utilizadores. A ideia da empresa é usar essa identificação biométrica apenas para quanto a pessoa estiver sem acesso normal ao seu perfil. Ou seja, quando a senha for esquecida ou a conta for hackeada por alguém.


facebook reconhecimento facial

o Facebook explica que não deve haver preocupações com privacidade, já que essa identificação biométrica não será utilizada com frequência nem terá outros meios de uso para além da recuperação da senha.

Em um comunicado oficial ao TechCrunch, a empresa confirmou o teste.

“Estamos a testar uma nova ferramenta para pessoas que queiram verificar posse de uma conta com rapidez e simplicidade durante o processo de recuperação da senha. Essa função opcional estará disponível apenas em aparelhos que já utiliza para fazer login no Facebook. É um passo a mais, junto com a autenticação de dois fatores via SMS, que estamos a dar para nos certificamos que os utilizadores corretos possam confirmar as suas identidades”, diz o texto.

Acredita-se que, se a função se provar confiável contra hackers, o Facebook pode adotá-la de forma definitiva na rede social e começar a utilizá-la regularmente para reaver contas perdidas. Ainda não se sabe, entretanto, quando isso pode acontecer nem se vai gerar alguma polémica, como foi o caso do reconhecimento facial para marcação de pessoas em fotos.

Fora o Facebook, a Apple também passou a apostar no recurso — porém de uma forma mais precisa. A empresa inseriu a tecnologia, popular há anos em smartphones de outras marcas, no ainda não disponível comercialmente iPhone X.

7 visualizações0 comentário
bottom of page