top of page

Partilha de localização no Instagram é risco para privacidade e segurança.

  • Foto do escritor: Mercado Digital
    Mercado Digital
  • 7 de out.
  • 2 min de leitura

A funcionalidade está desativada por predefinição e apenas funciona depois de ativada pelo utilizador, no entanto é ou não a Partilha de localização no Instagram um perigo?



Partilha de localização no Instagram

A nova funcionalidade do Instagram que permite descobrir conteúdos a partir da localização mais recente de amigos já está disponível em Portugal, embora represente um risco para a privacidade e segurança.


A nova função anunciada pela Meta é o “Instagram Map” que permite descobrir novos conteúdos a partir da localização mais recente de amigos e criadores de conteúdo favoritos.


A atualização já está disponível em Portugal, mas a partilha de localização está desativada por predefinição, o que significa que o mapa só irá mostrar a localização dos utilizadores que a tenham ativado.


Quando a atualização foi anunciada, em agosto, gerou várias dúvidas sobre a privacidade dos utilizadores. À época, a rede social explicou que a ativação desta função requer uma dupla verificação de consentimento, o que significa que, depois de os utilizadores optarem por partilhar a sua localização, a aplicação confirma se os próprios estão de acordo com os termos definidos.


Na verdade a nova funcionalidade traz alguns benefícios, uma vez que pode aumentar o engajamento com as pessoas ou ajudar a encontrar negócios, tendo em conta a localização mais próxima.


No entanto existe o risco da partilha de localização em tempo real, criar o perigo da superexposição, e levar os mais jovens a colocar-se em situações de perigo.


É uma excelente oportunidade para falar com os seus filhos sobre as questões de privacidade, a importância de terem as contas privadas.


A novidade da rede social Meta permite escolher se a partilha é feita com todos os amigos e seguidores, apenas com os “amigos chegados”, uma lista que pode ser editada pelo utilizador ou ainda uma outra lista mais restrita em que o utilizador seleciona com quem pretende partilhar a sua localização.


Recordamos que o Instagram conta com três mil milhões de utilizadores mensais em todo o mundo.

Comentários


bottom of page