Saber escolher um domínio é um passo essencial na criação de sites para empresas. Os domínios influenciam a visibilidade online e podem ser decisivos para determinar o sucesso da sua presença online.
O domínio do site nada mais é do que o endereço eletrónico do seu site.
É o nome da sua empresa no mundo digital e é por onde as pessoas vão entrar nos seus produtos e nos seus serviços.
Por isso, é muito importante saber escolher um domínio para o seu site.
Começa ai a garantir, que o seu site seja facilmente encontrado pelos seus clientes e parceiros.
Para isso, o domínio deve ser fácil de ser digitado e claro deve estar relacionado com a sua empresa e/ou produto.
Dicas para escolher o domínio do seu site
1. O domínio precisa ser fácil de ser digitado e memorizado.
O domínio do seu site é praticamente o nome da sua empresa no mundo digital. Com tanta importância, é fundamental que o público entenda e saiba digitar de maneira fácil o domínio.
Nomes de domínios criativos são uma tentação de modernidade, mas na verdade não ajudam em nada o seu negócio. Deve evitar números e palavras complexas, assim como certos caracteres.
2. Tamanho é muito importante
Bons domínios são curtos e diretos. Assim, o utilizador tem maior facilidade de digitar, ficando assim com menos riscos de erro, facilita a memorização e a divulgação.
3. Pense nos dispositivos móveis
Mais 70% dos acessos ao seu site serão provavelmente provenientes de smarphones. Então é primordial escolher um domínio que seja de fácil digitação nos mesmos.
4. Use apenas palavras
É melhor evitar traços e outros caracteres especiais, mantendo o foco nas letras. Números também devem ser evitáveis, a não ser que sejam primordiais para o nome da empresa. Quer escolher um domínio perfeito? Use apenas palavras!
5. Estratégia SEO e palavras-chave
É possível e muito recomendável usar a estratégia SEO na elaboração do domínio. Isso pode ser feito por meio das palavras-chave que fazem sentido no seu site.
Uma dica importante é ter palavras chave nos domínios. Quando bem usadas, elas podem dar muito mais visibilidade para o seu site.
6. Escolha a extensão certa
Extensão é a parte final do site, como o .com, .gov, .pt e muitos outros que existem por aí. A extensão com é a mais popular entre os sites em portugal é a .pt que transmite maior confiança aos utilizadores.
7. Cuidado com as tendências digitais, podem ser uma trapalhada
Muitas tendências SEO surgem com o tempo, mas nem todas são boas. Um ótimo exemplo são os hífens nos domínios. Eram tendência há uns anos atrás, mas hoje em dia podem e devem ser evitados.
9. Aposte em vários domínios
Muitas empresas possuem vários domínios parecidos, assim, quando o utilizador se engana numa letra, por exemplo, ele acaba no site que deseja da mesma forma. Essa é uma estratégia que garante mais acessos, por incrível que pareça.
10. Veja a disponibilidade de domínio
Por fim, mas não menos importante, temos a disponibilidade de domínio. Pode ter pensado em alguns nomes ideais, no entanto podem já estar registados.
Para evitar isso, é bom ir pesquisando os domínios conforme vai pensando. Serve esse exercício também como teste para ver qual funcionará melhor.
Comments