top of page
  • Foto do escritorMercado Digital

Como escolher um bom domínio para o seu site!

Saber escolher um domínio é um passo essencial na criação de sites para empresas. Os domínios influenciam a visibilidade online e podem ser decisivos para determinar o sucesso da sua presença online.


O domínio do site nada mais é do que o endereço eletrónico do seu site.

É o nome da sua empresa no mundo digital e é por onde as pessoas vão entrar nos seus produtos e nos seus serviços.

Por isso, é muito importante saber escolher um domínio para o seu site.

Começa ai a garantir, que o seu site seja facilmente encontrado pelos seus clientes e parceiros.

Para isso, o domínio deve ser fácil de ser digitado e claro deve estar relacionado com a sua empresa e/ou produto.


Dicas para escolher o domínio do seu site


1. O domínio precisa ser fácil de ser digitado e memorizado.

O domínio do seu site é praticamente o nome da sua empresa no mundo digital. Com tanta importância, é fundamental que o público entenda e saiba digitar de maneira fácil o domínio.

Nomes de domínios criativos são uma tentação de modernidade, mas na verdade não ajudam em nada o seu negócio. Deve evitar números e palavras complexas, assim como certos caracteres.


2. Tamanho é muito importante

Bons domínios são curtos e diretos. Assim, o utilizador tem maior facilidade de digitar, ficando assim com menos riscos de erro, facilita a memorização e a divulgação.


3. Pense nos dispositivos móveis

Mais 70% dos acessos ao seu site serão provavelmente provenientes de smarphones. Então é primordial escolher um domínio que seja de fácil digitação nos mesmos.


4. Use apenas palavras

É melhor evitar traços e outros caracteres especiais, mantendo o foco nas letras. Números também devem ser evitáveis, a não ser que sejam primordiais para o nome da empresa. Quer escolher um domínio perfeito? Use apenas palavras!


5. Estratégia SEO e palavras-chave

É possível e muito recomendável usar a estratégia SEO na elaboração do domínio. Isso pode ser feito por meio das palavras-chave que fazem sentido no seu site.

Uma dica importante é ter palavras chave nos domínios. Quando bem usadas, elas podem dar muito mais visibilidade para o seu site.


6. Escolha a extensão certa

Extensão é a parte final do site, como o .com, .gov, .pt e muitos outros que existem por aí. A extensão com é a mais popular entre os sites em portugal é a .pt que transmite maior confiança aos utilizadores.


7. Cuidado com as tendências digitais, podem ser uma trapalhada

Muitas tendências SEO surgem com o tempo, mas nem todas são boas. Um ótimo exemplo são os hífens nos domínios. Eram tendência há uns anos atrás, mas hoje em dia podem e devem ser evitados.


9. Aposte em vários domínios

Muitas empresas possuem vários domínios parecidos, assim, quando o utilizador se engana numa letra, por exemplo, ele acaba no site que deseja da mesma forma. Essa é uma estratégia que garante mais acessos, por incrível que pareça.


10. Veja a disponibilidade de domínio

Por fim, mas não menos importante, temos a disponibilidade de domínio. Pode ter pensado em alguns nomes ideais, no entanto podem já estar registados.

Para evitar isso, é bom ir pesquisando os domínios conforme vai pensando. Serve esse exercício também como teste para ver qual funcionará melhor.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page