top of page
  • Foto do escritorMercado Digital

Cuidado com arquivos SVG recebidos pelo Facebook Messenger.


Se receber qualquer arquivo com a extensão “.SVG” no seu Facebook Messenger, recomendamos que pegue o telefone e ligue para o amigo que enviou o anexo.

“Por que ligar, Mercado Digital?”


Para avisar que a conta dele foi "roubada" — e muito provavelmente porque ele clicou num link igual a alguns minutos atras.

Pois é, um novo malware está a ser disseminado na internet mundial para roubar informações pessoais dos utilizadores incluindo nomes de utilizador, contas e dados bancários quando disponíveis.

A praga está q ser levada por meio de um link malicioso que está a ser enviado disfarçado de arquivo de imagem no formato já mencionado. Assim que a pessoa clica, ocorre um redirecionamento para uma página falsa que imita o YouTube — e então é pedido para que seja instalada uma extensão no navegador.

Quando a extensão é instalada, o malware consegue roubar informações e mudar dados armazenados no sistema — incluindo logins e senhas de vários sites nos quais o utilizador tem cadastro.

Ao mesmo tempo, o malware também consegue "rpubar" contas do Facebook para enviar o mesmo link para todos os amigos adicionados.

E aí tudo começa novamente!

10 visualizações0 comentário
bottom of page