top of page
  • Foto do escritorMercado Digital

A EVOLUÇÃO DO MARKETING E A PERCEPÇÃO DO CLIENTE



O marketing evoluiu ao longo dos anos, passando por três fases: Marketing 1.0, 2.0 e atualmente estamos na fase que podemos chamar de 3.0 ou marketing colaborativo.

Alguns profissionais ainda vivem o marketing 1.0, que é o marketing centrado no produto, cujo objetivo principal era vender o produto para um mercado de massa. Outros vivem o marketing 2.0, ou marketing voltado para o consumidor, cujo objetivo principal é satisfazer e reter os consumidores; porém, consideram um consumidor estático, sem espírito. O marketing 3.0, considerado o mais atual, considera um consumidor completo, com espírito, vontade e mais cultural. Ou seja, um consumidor colaborativo que constrói a marca junto com a empresa.

A grande maioria dos clientes ainda não ultrapassou por completo a barreira do marketing 2.0, pois ainda não se atentaram para a importância da participação do consumidor na construção da marca. Muitos já perceberam que precisam ter alguma atitude para reter os clientes, mas ainda não estão dispostos a investir na mudança. É possível conseguir resultados satisfatórios sem realmente romper com a fase anterior?

Como profissionais de marketing estamos a trabalhar para que os nossos clientes ultrapassem a fase do marketing 2.0 e cheguem à fase do marketing colaborativo!

É fundamental tratar o consumidor como “seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.” (Kotler, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano).

As mudanças na esfera social estão a acontecer cada vez mais rápido e as empresas que praticam o Marketing 3.0 têm respostas mais rápidas para essas mudanças.

Conte-nos o que tem feito.

85 visualizações0 comentário
bottom of page