Os Portugueses gastam, em média, 88 minutos por dia em redes sociais como o Facebook, Twitter ou Windows Live, sendo que a maioria o faz após o horário laboral ou escolar.
Os portugueses têm um "hábito diário" de visita a este tipo de 'sites', "com mais de três quartos" a referir que os visitam "pelo menos uma vez por dia" e 46,2% fazem-no várias vezes por dia. Em termos de tempo despendido, cerca de 39% acede a rede social até 30 minutos, 25,1% de 30 minutos a uma hora, 20,7% de uma a duas horas e 15,2% mais que duas horas dia. O Facebook é, de longe, a rede social com mais reputação (91,3%). O estudo indica que a maioria dos indivíduos com perfil criado nas redes sociais segue ou é fã de empresas ou marcas (61,5%), dos quais, em termos médios, referem seguir «25 empresas, 23 empresas, 13 figuras públicas e 16 grupos de interesse». A maioria dos inquiridos respondeu também que segue as marcas e empresas para ter acesso à informação ou poder ter conhecimento de promoções e aceder a descontos.
O problema com as redes sociais é que normalmente as pessoas menos informadas confundem a ferramenta com o marketing, mas a dificuldade não está em criar as páginas no Facebook ou LinkedIn, mas em gerir as redes sociais de forma eficiente.