top of page
  • Foto do escritorMercado Digital

Pedidos de faturas e comprovativos de pagamento: não morda o “isco” isto é phishing

Há novos esquemas de phishing à espreita. Recentemente, o foco parece estar em mensagens remetem para pedidos de faturas, assim como para a receção de supostos comprovativos de pagamento.


O phishing é uma das ameaças que tem vindo a marcar o panorama da cibersegurança nos últimos anos, com múltiplos esquemas que enchem as caixas de correio eletrónico, mas que também chegam em apps de mensagens instantâneas ou através de SMS, com mensagens concebidas especialmente para “pescar” os utilizadores e fazer com que caiam na armadilha dos cibercriminosos .


As mensagens chegam às caixas de correio com assuntos que remetem para o pagamento de faturas, assim como para a receção de supostos comprovativos de pagamento. Em muitos dos casos, os emails são enviados por remetentes que se fazem passar por empresas ou organizações.


À semelhança do que costuma acontecer em múltiplos esquemas de phishing, as mensagens chegam com anexos, maioritariamente ficheiros comprimidos do tipo .rar ou .lzh, embora também tenhamos encontrado ficheiros anexados do tipo .html e até ISO.


Não mexa e apague logo as mensagens para não correr o risco de clicar nos ficheiros.

13 visualizações0 comentário
bottom of page