top of page
  • Foto do escritorMercado Digital

Novos sistemas inteligentes do Facebook vêem, ouvem.

A Inteligência Artificial (IA) é a aposta do Facebook para saber mais sobre os utilizadores das várias plataformas pertencentes ao grupo Facebook.


Fontes avançam que a empresa está a estudar e a desenvolver sistemas inteligentes capazes de ver, ouvir e lembrar-se de tudo aquilo que os internautas fazem.

A mesma fonte indica ainda que estes sistemas poderão ser usados nos óculos de Realidade Aumentada do Facebook – que, por enquanto, são apenas capazes de gravar e partilhar imagens.

A ideia seria ajudar os utilizadores destes equipamentos nas tarefas do dia-a-dia, mas não só.

Também será possível dar resposta a perguntas como “Onde deixei as minhas chaves?”. Os novos sistemas de IA serão úteis, ainda, para esclarecer algumas discussões, já que serão capazes de confirmar quem disse o quê e quando, bom para os mais teimosos!

Neste momento, nenhum sistema de IA disponível no mercado permite algo deste género. Um Porta-voz do Facebook sublinha, porém, que este é um projecto de investigação e não uma iniciativa comercial. No entanto, não nega que «existem possibilidades de futuro que poderão beneficiar deste tipo de investigação». O projecto de investigação em causa é designado “Ego4D”, uma vez que analisa o lado “egocêntrico” da pessoa. Assenta em dois pilares fundamentais: uma base de dados aberta de vídeo “egocêntrico”, desenvolvida a partir de parcerias com universidades de todo o Mundo e um conjunto de padrões e tarefas que os sistemas deverão ser capazes de resolver, como por exemplo dar previsões, ter memória episódica, entre outros.

11 visualizações0 comentário
bottom of page