top of page

Facebook quer vasculhar a sua galeria de fotos para sugerir novas postagens

  • Foto do escritor: Mercado Digital
    Mercado Digital
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Recurso com ativação opcional e desativado por padrão; resultado inclui montagens e edições de fotos e vídeos.


ree

O Facebook introduziu um novo recurso inteligente que sugere publicações de imagens aos utilizadores. Contudo, esta funcionalidade implica um compromisso em termos de privacidade, pois para funcionar, a rede social necessita de acesso a todas as fotos capturadas com a câmara do dispositivo.


A Meta, proprietária do Facebook, pretende utilizar inteligência artificial (IA) para identificar fotos na galeria que possam ter sido "esquecidas" devido ao ritmo do dia a dia ou à quantidade de conteúdos armazenados.

"Muitas pessoas registam momentos especiais, mas raramente os partilham — seja por acharem que a foto ou o vídeo não é 'adequado' para partilha, ou por falta de tempo para criar algo mais elaborado", explica o comunicado da empresa.


**Como funciona a seleção de publicações pela Meta?**

A funcionalidade foi anunciada na quinta-feira (17) e, por enquanto, está disponível apenas para utilizadores nos Estados Unidos e Canadá. Nos próximos meses, com a expansão dos testes, poderá ser lançada noutras regiões.


**Características principais do recurso:**

- A sugestão surge sob a forma de uma colagem com momentos especiais ou edições criativas baseadas no material original, podendo ser utilizada para publicações no feed ou em Stories;

- Apenas o utilizador terá acesso às sugestões feitas pela rede social, ou seja, nenhum contacto verá os conteúdos sem a sua autorização para publicação;

- O recurso melhora as fotos, oferece edições criativas e até cria pequenos clipes com as imagens, sem que o utilizador necessite de conhecimentos técnicos para realizar alterações;

- É possível ativar ou desativar a funcionalidade a qualquer momento nas "Configurações do rolo da câmara", dentro da secção de criação de um novo Story.


Até ao momento, não há informações sobre se este tipo de sugestão será implementado também no Instagram, outra plataforma da Meta, que permite sincronizar publicações com o Facebook.


**E a privacidade?**

Segundo a Meta, a funcionalidade só é ativada com a autorização expressa do utilizador. Para isso, é necessário configurar a permissão no dispositivo.ncordar com os termos de uso, quando elas aparecerem na sua tela, ou então ativá-las dentro das configurações de privacidade da plataforma.

 
 
 

Comentários


bottom of page