top of page
  • Foto do escritorMoises Vaz

Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu site.

No mundo atual, em que as pessoas estão sempre conectadas pelo smartphone, tablet e computador, as redes sociais assumem um papel crucial nas relações interpessoais e de trabalho.

Segundo os últimos dados uma em cada três pessoas no mundo usam alguma rede social. Ou seja, aproximadamente 2.48 bilhões de pessoas estão a online permanentemente.

O Facebook ainda se mostra como a preferida dos utilizadores, já que aproximadamente 62% da população mundial está conectada a esta rede.

Com todos estes dados, já deve ter percebido a importância das redes sociais. Afinal, é nelas que consegue encontrar pessoas, ou seja, clientes em potencial.

Sendo assim, é impossível ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de produtos, produtos esses que devem estar sempre disponíveis na sua casa, ou seja o seu site.


Deixamos um breve panorama sobre as redes sociais:


É importante que entenda um pouco mais sobre cada uma delas. Provavelmente, já conhece o uso básico destas redes, mas é necessário ter um panorama para que consiga definir, quais são as mais se enquadram no seu negócio.


Apesar de suas atualizações constantes e de alguma limitação de apresentação de conteúdo (apenas 1% a 2% de seus seguidores recebem as suas postagens organicamente), o Facebook ainda é a rede social com mais utilizadores no mundo. Por ser muito utilizado por várias pessoas, ele é ainda a ferramenta mais potente do mercado para chegar aos seus clientes. Com o Facebook, consegue divulgar o lançamento de seus produtos, apresentar conteúdo relevante para os seus seguidores, abrir um grupo para prestar suporte para os clientes e claro divulgar em massa o seu site.


Assim consegue alavancar mais trafego ao seu site e com isso torna-lo mais relevante para os motores de busca. Há diversas outras opções para potencializar a utilização do Facebook, e uma delas é o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios.

Para utilizá-la, é necessário que crie uma Fanpage, e assim, os anúncios que criar serão integrados à linha do tempo das pessoas que lhe seguem.

Instagram

O Instagram é uma rede dinâmica e muito visual, o que permite que interaja em tempo real com os utilizadores, já que eles visualizam os seus produtos ou serviços praticamente na hora que posta uma imagem ou vídeo.

É claro que, assim como o Facebook, o algoritmo do Instagram também não possibilita que apresente o seu conteúdo a 100% da sua audiência, mas ainda assim é uma rede social muito importante para lhe ajudar a vender mais.

O Instagram também tem sua própria ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que é uma ótima opção para quem quer atingir uma audiência maior. Lembramos que os anuncio do Facebook ads podem ser replicados no Instagram de forma automática.


Twitter


O Twitter é uma rede social fundamental para quem quer interagir mais com o público de forma rápida e sucinta. Isso porque, nesta rede, só pode comunicar com apenas 280 caracteres.

Além dos tweets, é possível também publicar fotos, vídeos e até mesmo links para páginas externas, o que permite redirecionar para a sua loja online presente no seu site.


YouTube


O YouTube é a rede social de vídeos do Google que conta com mais de 1 bilhão de utilizadores. Hoje é considerado um dos principais meios de pesquisa, já que muitos utilizadores utilizam o YouTube para pesquisar os mais diversos conteúdos.

Diferente das outras redes sociais, o YouTube foca-se apenas em vídeo, um formato que atrai muita atenção das pessoas por ser fácil de consumir.


Com um canal no YouTube, é possível divulgar seus produtos, e com isso fazer crescer o trafego do seu site. Tornando-se assim uma referência no seu nicho de mercado, já que pode fazer vídeos que eduquem sua audiência e ajudem as pessoas a resolverem pequenos problemas diários relacionados a sua área de atuação.


Poderíamos acrescentar muito mais redes, mas estas são aqueles que melhor retorno lhe trazem para o seu site e como tal para o seu negócio.


A MINHA EMPRESA JÁ TEM FACEBOOK! PARA QUÊ TER UM SITE?



É uma pergunta que ouvimos muitas vezes.


Surpreendentemente são ainda muitas as empresas que por terem uma Rede Social activa acham que não é importante ter um site. Mas a verdade é que é essencial ter em conta, que ambos são fatores essenciais na estratégia online de uma empresa e que para obter o maior sucesso devem ser utilizados de forma integrada.


Nos dias que correm, ter um site é exatamente igual a ter uma porta aberta na internet para o seu negócio. As empresas que não têm, é como se não existissem. É até uma atestado de credibilidade e confiança. Ainda se lembra quando foi a ultima vez que fez uma compra sem antes ir pesquisar na net?


Criar um relacionamento com o cliente tem basicamente 5 fases distintas:

Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Esta estratégia é completamente impossível sem que tenha um site. Fica assim claro que as ligações entre as redes sociais e o seu site são absolutamente fundamentais.


Deixamos aqui um resumo das vantagem de uma estratégia concertada entre o seu site e as suas redes sociais.


Fortalecimento do contacto com os clientes; Aumento da notoriedade online; Possibilidade de gerar um maior número de contactos; Possibilidade de redirecionar os clientes das redes sociais para o seu site de forma a fechar a venda; Ganhar relevância no Google; Permite a interação com outras estratégias de marketing digital; Permite a implementação de estratégias de Inbound Marketing; Permite que se mostre como um expert em determinado assunto.


Agora que já sabe qual a importância de ter um site acompanhado pelas redes sociais, está na hora de colocar o seu negócio nas principais páginas dos motores de busca.


4 passos para alavancar SEO do seu site utilizando as redes sociais


1 – Produza um conteúdo de qualidad

Invista em imagens que podem complementar seu texto e tornar o entendimento mais simples e memorável.

Escreva um conteúdo claro e conciso, dispense o vocabulário formal e os termos técnicos, as redes sociais e SEO exigem um discurso simples e objetivo.

Quanto menor e mais dinâmico, melhor!

2 – Promova o seu conteúdo

Milhares de posts são produzidos por dia, o que torna muito fácil o seu tornar-se apenas mais um neste grande número.

Promova o seu conteúdo nos sites certos nos grupos certos e com uma linguagem clara e objetiva para manter os seus posts relevantes entre os utilizadores, assim será possível tornar-se viral.

3 – Aumente a sua presença de marca

Parece óbvio, mas garantir a presença da sua marca nas redes sociais é extremamente importante. Não apenas para o SEO, mas também para a construção e divulgação da sua imagem.

Alimente as suas redes com conteúdo de qualidade e mantenha uma relação próxima com seus seguidores.


4 – Construa uma audiência

Não basta oferecer um produto de qualidade para atrair todo o público que precisa para alcançar o sucesso.

É preciso chegar até eles no lugar certo, na hora certa, com as palavras certas e apresentando exatamente o que eles precisam.

Claro que esta não é uma missão simples, mas não é impossível!

Os lugares onde o público está mais presente são as redes sociais, e é lá que precisa investir o seu tempo.


Conclusão


As redes sociais e o SEO do seu site devem funcionar em conjunto para garantir o primeiro lugar do seu site nos rankings. Além de trazer mais público e visibilidade para seu projeto, o investimento nas redes sociais pode fortalecer a reputação da sua marca para o público.

Ao mesmo tempo, a sua relação com o utilizador fica mais próxima e você aprende detalhes importantes sobre a experiência que ele vive até chegar ao seu conteúdo.

Existem diferentes tipos de redes sociais que podem identificar-se melhor com o seu público e também com o seu negócio. No entanto, todas elas exigem uma linguagem simples e objetiva.

Agora que você aprendeu tudo isto, está pronto para unir as redes sociais e SEO para colocar sua marca no radar?

Conte-nos tudo sobre sua experiência e deixe as suas dúvidas nos comentários!


Moisés Vaz

Especialista em Marketing Digital, Web Designer, palestrante, Wix Partner para Portugal, Wix Expert, fundador da Mercado Digital.





61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page