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  • Moises Vaz

Como utilizar as redes sociais para alavancar o seu site.

No mundo atual, em que as pessoas estão sempre conectadas pelo smartphone, tablet e computador, as redes sociais assumem um papel crucial nas relações interpessoais e de trabalho.

Segundo os últimos dados uma em cada três pessoas no mundo usam alguma rede social. Ou seja, aproximadamente 2.48 bilhões de pessoas estão a online permanentemente.

O Facebook ainda se mostra como a preferida dos utilizadores, já que aproximadamente 62% da população mundial está conectada a esta rede.

Com todos estes dados, já deve ter percebido a importância das redes sociais. Afinal, é nelas que consegue encontrar pessoas, ou seja, clientes em potencial.

Sendo assim, é impossível ignorar o potencial das redes sociais para a divulgação e venda de produtos, produtos esses que devem estar sempre disponíveis na sua casa, ou seja o seu site.


Deixamos um breve panorama sobre as redes sociais:


É importante que entenda um pouco mais sobre cada uma delas. Provavelmente, já conhece o uso básico destas redes, mas é necessário ter um panorama para que consiga definir, quais são as mais se enquadram no seu negócio.


Apesar de suas atualizações constantes e de alguma limitação de apresentação de conteúdo (apenas 1% a 2% de seus seguidores recebem as suas postagens organicamente), o Facebook ainda é a rede social com mais utilizadores no mundo. Por ser muito utilizado por várias pessoas, ele é ainda a ferramenta mais potente do mercado para chegar aos seus clientes. Com o Facebook, consegue divulgar o lançamento de seus produtos, apresentar conteúdo relevante para os seus seguidores, abrir um grupo para prestar suporte para os clientes e claro divulgar em massa o seu site.


Assim consegue alavancar mais trafego ao seu site e com isso torna-lo mais relevante para os motores de busca. Há diversas outras opções para potencializar a utilização do Facebook, e uma delas é o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios.

Para utilizá-la, é necessário que crie uma Fanpage, e assim, os anúncios que criar serão integrados à linha do tempo das pessoas que lhe seguem.

Instagram

O Instagram é uma rede dinâmica e muito visual, o que permite que interaja em tempo real com os utilizadores, já que eles visualizam os seus produtos ou serviços praticamente na hora que posta uma imagem ou vídeo.

É claro que, assim como o Facebook, o algoritmo do Instagram também não possibilita que apresente o seu conteúdo a 100% da sua audiência, mas ainda assim é uma rede social muito importante para lhe ajudar a vender mais.

O Instagram também tem sua própria ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, que é uma ótima opção para quem quer atingir uma audiência maior. Lembramos que os anuncio do Facebook ads podem ser replicados no Instagram de forma automática.


Twitter


O Twitter é uma rede social fundamental para quem quer interagir mais com o público de forma rápida e sucinta. Isso porque, nesta rede, só pode comunicar com apenas 280 caracteres.

Além dos tweets, é possível também publicar fotos, vídeos e até mesmo links para páginas externas, o que permite redirecionar para a sua loja online presente no seu site.

YouTube


O YouTube é a rede social de vídeos do Google que conta com mais de 1 bilhão de utilizadores. Hoje é considerado um dos principais meios de pesquisa, já que muitos utilizadores utilizam o YouTube para pesquisar os mais diversos conteúdos.

Diferente das outras redes sociais, o YouTube foca-se apenas em vídeo, um formato que atrai muita atenção das pessoas por ser fácil de consumir.


Com um canal no YouTube, é possível divulgar seus produtos, e com isso fazer crescer o trafego do seu site. Tornando-se assim uma referência no seu nicho de mercado, já que pode fazer vídeos que eduquem sua audiência e ajudem as pessoas a resolverem pequenos problemas diários relacionados a sua área de atuação.


Poderíamos acrescentar muito mais redes, mas estas são aqueles que melhor retorno lhe trazem para o seu site e como tal para o seu negócio.


A MINHA EMPRESA JÁ TEM FACEBOOK! PARA QUÊ TER UM SITE?



É uma pergunta que ouvimos muitas vezes.


Surpreendentemente são ainda muitas as empresas que por terem uma Rede Social activa acham que não é importante ter um site. Mas a verdade é que é essencial ter em conta, que ambos são fatores essenciais na estratégia online de uma empresa e que para obter o maior sucesso devem ser utilizados de forma integrada.


Nos dias que correm, ter um site é exatamente igual a ter uma porta aberta na internet para o seu negócio. As empresas que não têm, é como se não existissem. É até uma atestado de credibilidade e confiança. Ainda se lembra quando foi a ultima vez que fez uma compra sem antes ir pesquisar na net?


Criar um relacionamento com o cliente tem basicamente 5 fases distintas:

Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Esta estratégia é completamente impossível sem que tenha um site. Fica assim claro que as ligações entre as redes sociais e o seu site são absolutamente fundamentais.


Deixamos aqui um resumo das vantagem de uma estratégia concertada entre o seu site e as suas redes sociais.


Fortalecimento do contacto com os clientes; Aumento da notoriedade online; Possibilidade de gerar um maior número de contactos; Possibilidade de redirecionar os clientes das redes sociais para o seu site de forma a fechar a venda; Ganhar relevância no Google; Permite a interação com outras estratégias de marketing digital; Permite a implementação de estratégias de Inbound Marketing; Permite que se mostre como um expert em determinado assunto.


Agora que já sabe qual a importância de ter um site acompanhado pelas redes sociais, está na hora de colocar o seu negócio nas principais páginas dos motores de busca.


4 passos para alavancar SEO do seu site utilizando as redes sociais


1 – Produza um conteúdo de qualidad

Invista em imagens que podem complementar seu texto e tornar o entendimento mais simples e memorável.

Escreva um conteúdo claro e conciso, dispense o vocabulário formal e os termos técnicos, as redes sociais e SEO exigem um discurso simples e objetivo.

Quanto menor e mais dinâmico, melhor!

2 – Promova o seu conteúdo

Milhares de posts são produzidos por dia, o que torna muito fácil o seu tornar-se apenas mais um neste grande número.

Promova o seu conteúdo nos sites certos nos grupos certos e com uma linguagem clara e objetiva para manter os seus posts relevantes entre os utilizadores, assim será possível tornar-se viral.

3 – Aumente a sua presença de marca

Parece óbvio, mas garantir a presença da sua marca nas redes sociais é extremamente importante. Não apenas para o SEO, mas também para a construção e divulgação da sua imagem.

Alimente as suas redes com conteúdo de qualidade e mantenha uma relação próxima com seus seguidores.


4 – Construa uma audiência

Não basta oferecer um produto de qualidade para atrair todo o público que precisa para alcançar o sucesso.

É preciso chegar até eles no lugar certo, na hora certa, com as palavras certas e apresentando exatamente o que eles precisam.

Claro que esta não é uma missão simples, mas não é impossível!

Os lugares onde o público está mais presente são as redes sociais, e é lá que precisa investir o seu tempo.

Conclusão


As redes sociais e o SEO do seu site devem funcionar em conjunto para garantir o primeiro lugar do seu site nos rankings. Além de trazer mais público e visibilidade para seu projeto, o investimento nas redes sociais pode fortalecer a reputação da sua marca para o público.

Ao mesmo tempo, a sua relação com o utilizador fica mais próxima e você aprende detalhes importantes sobre a experiência que ele vive até chegar ao seu conteúdo.

Existem diferentes tipos de redes sociais que podem identificar-se melhor com o seu público e também com o seu negócio. No entanto, todas elas exigem uma linguagem simples e objetiva.

Agora que você aprendeu tudo isto, está pronto para unir as redes sociais e SEO para colocar sua marca no radar?

Conte-nos tudo sobre sua experiência e deixe as suas dúvidas nos comentários!


Moisés Vaz

Especialista em Marketing Digital, Web Designer, palestrante, Wix Partner para Portugal, Wix Expert, fundador da Mercado Digital.



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