O Facebook sofre agora com uma nova ameaça de virus. São 30 vídeos diferentes que atraem o utilizador: ao clicar no play, este é automaticamente direcionado para uma página falsa, onde lhe é pedida autorização para partilhar conteúdos na cronologia de amigos. Para aceitar esta partilha é pedido ao utilizador para efetuar novamente o login e os dados pessoais são instantaneamente roubados. Caso tenha sido enganado por este esquema fraudulento, deverá mudar imediatamente a password nas definições. Saiba como reconhecer e-mails suspeitos e denunciar. 1. Escolha uma palavra-passe única e forte. Utilize combinações de pelo menos seis letras, números e sinais de pontuação. Não utilize esta palavra-passe para qualquer outra conta que tenha.
2. Pense antes de clicar. Nunca clique em links suspeitos, mesmo se estes venham de um amigo ou de uma empresa que conheça, incluindo links enviados no Facebook (ex: através de chat ou de uma história) ou em e-mails. Se um dos seus amigos clicar num link de spam, poderão identificá-lo ou enviar-lhe acidentalmente mensagens de spam. Se vir algo suspeito no Facebook, reporte-o.
3. Fique atento a Páginas falsas e aplicações/jogos. Suspeite de Páginas que oferecem algo que é demasiado bom para ser verdade.
Esteja também atento quando instalar novos jogos e aplicações. Às vezes os burlões usam aplicações e jogos maliciosos para aceder à sua conta de Facebook.
4. Nunca forneça as suas informações de acesso (e-mail e palavra-passe). Às vezes as pessoas ou Páginas vão prometer-lhe algo se partilhar os seus dados de acesso com eles. Estes tipos de promoções são partilhadas por cibercriminosos e violam a Declaração de Direitos e Responsabilidades do Facebook. Se lhe for pedido que volte a introduzir a sua palavra-passe no Facebook (por exemplo, se fizer mudanças nas suas configurações de conta) verifique se o endereço da página ainda tem facebook.com/ no URL (endereço web).
5. Aceda em www.facebook.com. Às vezes os burlões irão configurar uma página falsa para se parecer com uma página de login do Facebook, na esperança de que introduza o seu endereço de e-mail e palavra-passe. Certifique-se que verificou o URL da página antes de inserir as informações de login. Em caso de dúvida, pode sempre digitar facebook.com no seu motor de pesquisa para voltar para o verdadeiro Facebook. Saiba mais sobre phishing.
6. Atualize o seu motor de pesquisa. As novas versões de motores de busca de internet têm proteção de segurança. Têm por exemplo a possibilidade de o avisar, caso esteja prestes a ser alvo de phishing. O Facebook suporta: Mozilla Firefox, Safari, Google Chrome e Internet Explorer.