Segundo o Facebook, o volume de posts de vídeos aumentaram em 75% durante 2014, e a quantidade de vídeos nativos – os chamados Gif’s – publicados no feed de notícias – subiu 3,6 vezes, face ao período homólogo. Os Vídeos Aumentaram 75% no Facebook.
Este crescimento deve-se à subida vertiginosa da utilização de Smartphones que facilitam a gravação e a partilha imediata. Cerca de 83% dos utilizadores usam um Smartphone ou Tablet para aceder ao Facebook e a visualização de vídeos em dispositivos móveis já corresponde a 65%.
A moda das Selfies
Por mês são publicados 100 milhões de vídeos no Facebook, mas este valor não se compara com as 350 milhões de imagens publicadas diariamente na rede social, entre fotos e “stickers”.
O Facebook continua a ser a rede social, juntamente com a plataforma Instagram, a que mais tem selfies.
O Youtube parece cada vez mais arredado desta rede social depois do diferendo com o Facebook e a Google. Já num passado recente, o Facebook havia retirado a possibilidade dos vídeos do Youtube serem reproduzidos na própria rede social, algo que não durou por muito tempo
Vídeos mais comprimidos
O Facebook não para de investir em novos produtos e aplicações. Agora, foi a vez do QuickFire, ser adquirido por Marc Zuckerberg, segundo o jornal The Wall Street.
Após esta aquisição, depreende-se que o Facebook quer um serviço de vídeos próprio e fazer concorrência também ao Youtube.
O QuickFire destaca-se do Youtube, pelo facto de comprimir os vídeos ao máximo sem comprometer a qualidade da imagem o que na prática, também reduz os custos do nosso plano de internet. O Youtube que se cuide, porque se depender do Facebook, os Gif’s (vídeos comprimidos e de Play automático) vão imperar.